UMBANDA – Porque Não Compreendê-la ao Invés de Combatê-la?

Aum-Bhandhan ou simplesmente Umbanda significa “O Conjunto das Leis Divinas” ou popurlamente Banda de Deus.Se caracteriza pelas legiões de Espíritos de Luz que obedecendo a Hierarquia Divina, são enviados a orbe terrena para que nos lugares designados pelo Astral Superior e através dos 7 Orixás, possam trazer os Eflúvios Divinos de LUZ, AMOR e CARIDADE.

Ela existe no Astral desde os primórdios da raça humana e foi implantada na Terra formalmente em 15 de novembro de 1908 pelo intermédio do médium “Zélio Fernandino de Moraes” em um templo em Niterói-RJ.Nesse tempo esse querido irmão tinha apenas 17 anos e sofria de paralisia não compreendida pela ciência e nem pela religião da época.Certa manhã ele se levantou e disse para seus familiares “Amanhã estarei curado” e ficou,com o auxílio do seu mentor espiritual “Caboclo das 7 Encruzilhadas”, dando início a tudo.Essa grande entidade teve a missão designada pelo Astral de implantar a grande Mãe Umbanda para que fosse retomado o elo entre o mundo espiritual e o mundo material.Essa entidade fundou 7 centros alegando que tinha chegado o momento de todas as entidades do astral que se propunham a fazer a caridade,assim como dar curas e conselhos,descerem em cabanas,centros ou em qualquer outro lugar onde a Espiritualidade e a Moral se fizessem presentes.

Seguindo o Evangelho Redivivo do Mestre Jesus(Oxalá) e através de roupagens fluídicas de PRETOS-VELHOS, CABOCLOS e CRIANÇAS,os Espíritos de Luz se manifestam através médiuns para ajudar e mostrar o verdadeiro caminho.

Porque também não falar na figura de Exu ?Incompreendido pela maioria que se diz umbandista e não sabe que esse irmão ainda em plano de evolução baixo, é o elo de ligação entre o plano Físico e Astral.Além de servir como elo, é responsável pelos ajustamentos kármicos,chamamentos mediúnicos,desmanchos de magia e muita das vezes tem a responsabilidade de servir como Protetor(responsável) do encarnado. Muitos irmãos pensam que são os “GUIAS” que fazem o trabalho bruto? Não.São esses irmãos que muitos médiuns tem até medo de pronunciar (Exús) mas que obedecendo a própria hierarquia espiritual, trabalham seguindo planos já antes preparados.Os atos às vezes praticados por esses irmãos que a princípio sugerem a prática do mal, servem somente de fachada,ainda não compreendida pela maioria dos médiuns,para ajustar dívidas pretéritas, prejuízos antes feitos sanados, antipatias em simpatias,inimigos em amigos e esses irmãos pensando no mal estarem praticando, só estão colaborando para a evolução moral e espiritual dos encarnados e deles também pois, a Lei é uma só, servindo tanto para encarnados como para desencarnados.

Os Pretos-Velhos ou Pai-Velhos com seus conselhos,sua calma e seu palavreado humilde, são os nossos irmãos mais velhos da espiritualidade.É a sapiência de Deus permitindo aqueles que já foram filósofos,cientistas,príncipes,generais,etc.. em vidas pretéritas,revestidos nessa roupagem possam através desta oportunidade mostrar a todos a humildade,a maturidade,a elevação moral e espiritual que todos nós devemos ter. Os Caboclos com sua fortaleza e linguajar,demonstram a todos nós a parte robusta e vigorosa da nossa mocidade,onde a abundância de energia(Fluido Magnético) torna as trajetórias de nossas vidas em ascensão ou queda. As Crianças(Ibejis) representam a pureza,a meiguice,a ingenuidade de como nos portamos para o início de nossas encarnações.
É lógico que todas essas explicações Exotéricas (Conhecimento Público) são só um preâmbulo de mistérios menores que somente os iniciados nos ensinos Esotéricos(fechados)poderão com certeza conhecê-los,porque Umbanda não é só religião,é também filosofia,arte e ciência.

O ritual de Umbanda é simples:todos vestidos de branco para haver homogeneidade e atrair boas energias. Os Pontos Cantados são as preces ou mantras de outras religiões e respeitam um preceito de respeito e louvor. O uso de charutos,cachimbos,arcos de fogo e defumadores, servem como desinfetante fluídico fazendo a limpeza do corpo astral dos consulentes onde há a remoção e afastamento das larvas e parasitos que os espíritos obcessores deixam.O álcool simplesmente é um anti-séptico usado pelas entidades(Guias) para que algumas doenças que os consulentes são portadores, não prejudiquem o médium.O álcool é astralmente preparado e age como antídoto eficaz.O uso de Oferendas,de atabaques(tambores) e a prática de trabalhos com pólvora(tuia) são usados somente em trabalhos iniciáticos(fechados). Os sacrifícios são completamente proibidos.

Por falta de conhecimento,de estudo e principalmente pelo orgulho,vaidade,presunção é que a Umbanda não é compreendida.

Nosso amado mestre JESUS(OXALÁ) disse:

“Não julgueis que vim destruir a Lei e aos profetas.
Não vim destruí-los, mas sim dar-lhes cumprimento.” 

(MAT. 5,17-48)

Não devemos combater o que não conhecemos, devemos nos irmanar em torno de nosso “PAI” e das “Boas Novas”(Evangelho) que seu filho a 2000 anos nos deixou.

Seja você um irmão Umbandista,Espírita,Cristão ou de outra religião que aceite Deus e Jesus(Oxalá) em seu coração,chamo-te para que marche conosco para lenirmos todos os sofrimentos, os tormentos e as dores de nossos irmãos e ao mesmo tempo merecermos que as Luzes Divinas iluminem o nosso caminho em evolução moral e espiritual.

Que a paz esteja com todos,

 

André

OBS; Resolvi publicar este artigo, recebido através de e-mail, pois me encantei com a elucidação do autor bem como com as suas boas intenções.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: